Oficina com Devolutiva de Resultados de Pesquisa são Apresentados às Comunidades do Assentamento de Reforma Agrária – Índio Galdino (SC)

26/11/2025 10:15

Dias 19 e 24 de novembro foram marcantes para a dissertação de mestrado da colega Ana Luiza De Rosa Castro sob orientação da Profª Dra. Karine Louise dos Santos. Nestas datas, resultados relevantes da pesquisa foram retornados às comunidades atendidas pelo Projeto REFORMA no Assentamento de Reforma Agrária Índio Galdino/SC, Índio Galdino (Frei Rogério) e Irmã Jandira (Curitibanos).

A programação contou com uma palestra onde foi apresentada a retrospectiva do trabalho, relembrando a importância da coleta de dados em campo e da participação de cada agricultor. Alguns resultados da pesquisa foram explanados, a fim de demostrar o embasamento para construção do arranjo agroflorestal proposto na ocasião.

A ferramenta Agroflorestinha foi utilizada para exemplificar, de maneira lúdica e didática, as diversas fases sucessionais de uma agrofloresta. Este momento foi rico em troca de saberes e oportunizou o debate sobre as oportunidades do sistema ao longo do tempo. A fim de oportunizar a implantação de arranjo agroflorestal, um kit agroflorestal foi disponibilizado as famílias do assentamento. O Kit foi composto por mudas de espécies arbóreas, sementes crioulas, manual para implantação e um guia de identificação das mudas.

Esta pesquisa vem sendo desenvolvida pelo Projeto Reforma, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (PPGEAN/UFSC), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU)  e  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Seu objetivo é compreender desafios e oportunidades dos Sistemas Agroflorestais como uma estratégia de restauração ecológica, a partir da percepção dos agricultores familiares do Assentamento de Reforma Agrária Índio Galdino. Para isso, diversas metodologias foram adotadas, fazendo com que os agricultores fossem de fato os principais atores do processo. E por isso que realizar esta devolutiva para a comunidade envolvida foi tão especial e gratificante para nós!