Mapa com Diagnóstico de Análise de Solo
No primeiro semestre de 2024 foi realizado uma atividade de diagnóstico da fertilidade do solo pelos alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal do assentado Gilmar Prates do Assentamento Índio Galdino. A atividade teve o abjetivo de realizar as análises físicas e químicas do solo pelos alunos da disciplina Propriedades Físicas e Químicas do Solo de diversas glebas da propriedade.
Após a realização das análises foi realizado a apresentação dos resultados ao agricultor. A seguir é apresentado um mapa da propriedade com o disgnóstico de alguns parâmetros químicos das diferentes glebas da propriedade.
O solo da propriedade apresenta grande quantidade de argila em 7 das 8 glebas amostradas. Nas glevas cultivadas com pastagem e lavoura o pH em água é adequado para a maioria das culturas. Já a disponibilidade de nutrientes, dentre eles o de cálcio, magnésio, fósforo e potássio está adequado para a maioria das culturas. É possivel concluir que o manejo da calagem e da adubação realizadas pelo agricultor estão mantendo os teores nos níveis adequados para as plantas com baixa possibilidade de perdas por lixiviação.